sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bye,bye Brazil,the South Africa said

Aqui acaba o sonho,que já não é aquele de tempos atrás,digo sem preciosismo,sem demagogia.Acaba aqui a felicidade dos oprimidos,dos privilegiados e dos sem posição definida,acabaram-se as folgas de meio período,as aulas interditadas em dias de jogos,acabaram as oportunidades,às vezes raras,de família reunida,de vizinhança reunida,de união,né? Acabou mais uma esperança daquela bem a cara do brasileiro,de acreditar em coisas impossíveis,no inacreditável,é que se torna tão bonito o voo a uma certa altura,que a gente pensa que pode voar só,todo o resto,não que não tenhamos as asas,só ainda não aprendemos a usá-las direito,aí vem essas quedas estrondosas,que nos escangalham,que nos fazem chorar,xingar.
Acaba-se aqui o trabalho de 4 anos de uma instituição "integra e séria",que mede um povo todo em siglas,três letras que não são o bastante pra dizer,pra contar tudo desse povo.Acabou o "comando" de mais um traumatizado,bode-expiatório em alguns anos atrás,acabou a 'Era Dunga' mais uma vez.
Mas por aqui fica também a minha confiança no único e simples fator que pode decidir o futebol,a imprevisibilidade gerada pelo próprio futebol,porque hoje não tem Ronaldo pra se 'criar' uma crise,não tem Zidane algum pra chamar de carrasco,Teve até um tal de Sneijder,mas não me faça acreditar que perdemos por causa assim,claro que não,há algo por trás de tudo isso,e não me surpreenderia se a Holanda levantasse os homenzinhos que seguram o mundo esse ano.
Acabou o jeito pra disfarçar,agora se nota no sorriso do gol perdido,e no outro sorriso,este do gol tomado,na certeza plena do real resultado final.Ficou por aqui minha confiança na honestidade do sistema FIFA,depois de tantos "erros" não corrigidos.
Acaba a alegria de comemorar um gol na certeza de que foi feito na habilidade,na pintura,na beleza,mas sobretudo,entre todos os impecílios,na honestidade,não mais vejo possível uma nova aparição do admirável Sobrenatural de Almeida,saberei que,caso apareça algo semelhante a ele,será,seu irmão trambiqueiro,o Combinado de Almeida.
Ai,como é triste isso,mas deixa,agora aqui acaba a tristeza também,me lembrei que ainda sou Rubro-negro,acima de tudo,e mesmo com poucas razões pra sorrir,inda vejo o resto do ano pra torcer e acreditar,acreditar,eu nem queria escrever isso,mas já que me veio,me valeu.

Vaarwel Brazil !!!

Allan Bonfim.

6 comentários:

  1. Oi, querido Allan. Bonito demais te ver tão incrível prosador. Fantástica, a sua crônica. Juro (e me desculpe, por isso) não ligar pra futebol, nem mesmo nessa hora, talvez principalmente nessa hora da copa. NNNNNNNNNNNN razões pra isso, mas posso ficar com a principal, a de não suportar futebol. No todo, acho, acho que com seu texto se confirma dentro de mim uma razão para entender o porquê do tanto apego da população à bola em campo. Você explorou, com fineza/delicadeza/riqueza de detalhes algumas das principais razões para se torcer: a sobrevivência, apesar; e a alegria de ser parte de um todo que se representa em campo.
    E, mesmo em minhas faltas de boas vontades para torcer por essa ou por qualquer outra seleção, vejo no seu depoimento uma razão para compreender a razão de ser de um evento com a Copa.
    Querido Allan, você é um caríssimo carioca.
    beijo,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com a Cy, no quanto toca questões essenciais para torcer. mas, diferente dela, gosto de futebol - ela sabe disso; ainda me zoa =P rs - e fiquei chateada, em partes, pela derrota: 1) pelo julinho césar (chorei com ele e td); 2) mas achei q o dunga não merecia mesmo ganhar, pelas suas atitudes bestas e tal...
    então, q o povo siga. e q a eleição passe a ocupar a cabeça do brasileiro em vez de seleção; acho q é mto mais importante, por ora.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Allan, faço minha as suas palavras, como uma grande fã do futebol, fico muito triste com essa eliminação do Brasil, mais no fundo eu já sabia disso, o Dunga errou muito e morreu abraçado com o seu time, ou será com seus amigos?
    A única coisa boa disso tudo é que acabou a era Dunga, chega de comprometimento, queremos é um futebol bonito, um futebol arte e um futebol para frente. Não um time cheio de operarios e retranqueiros.
    Bem, caro Allan, acabou o meu sonho do hexa, acabou as folgas de meio periodo e acabou com a minha promoção do Infinity.
    Estava com saudades daqui também.
    Beijoos.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Allan, sou fanatica pelo futebol Brasileiro, pelo Brasil em si,
    confesso que não depositei minhas fichas nessa copa, pelos jogadores bons que ficaram, torci bastante para que eu estiesse errada nas minhas convicções, torci muito pela vitoria como uma torcedora fiel e apaixonada por uma seleção que ao meu ver deu seu sangue, e ate mesmo por um técnico marrento, chato e que nos deixava tantas dúvidas. Acaba aqui sim a 'era Dunga' mais jamais acaba o Futebol Brasileiro, a nação verde e amarelo que acima de qualquer vitoria ou derrota ama seu país. Jamais tiraria essa camisa pelo contrario visto quantas vezes me for peermitido.
    O sentimento não pode parar nunca, e é com esses mesmo seentimento que eu vo estar la no estadio em 2014, aplaudindo uma vitoria ou não.

    Saudades de vc no meu Blog ;*

    ResponderExcluir
  5. Por mais que a decepção tenha sido grande, temos a sorte de sermos brasileiros e não desistirmos nunca :) Estamos prontos para outra Copa, e que venha 2014.

    Entendo seu sumiço, apareça quando puder.
    Um beijo, querido.

    ResponderExcluir