terça-feira, 15 de março de 2011

Sertãozinho

Acorda,abre a janela e se tá sol,sai correndo rumando o quintal.Junta a palha,cata a folha,chuta o cachorro e entra "pra dentro".A mãe lhe penteia o cabelo e o pai lhe traz flores e a batata da terra que colheu,Na casa simples de dois cômodos,existem sala-cozinha/quarto dos pais-quarto da filha.O banheiro é lá fora e trancado pra o vira-lata magrelo e feio não entrar.Cachorro ali dorme no sereno,cuidando da plantação bem no meio do terreiro.Cachorro feio,com a aparência descascada,leva é chute.
Ás nove horas,Sinhô Marcílio passa trazendo o vestido verde e desbotado de velho,com tanto remendo que Sinhô nem cobra mais pra costurar.Ela corre no terreiro,bota na cara um sorriso e levanta poeira na correria.Pega o vestido,agradece e entrega o pão de batata que o pai faz,orgulhoso não aceita nada de graça.Sinhô Marcílio se despede,mão na ponta do chapéu e olhos nos peitos da mocinha.
A mãe lhe recebe com um tapa por levantar poeira,rosto franzido de raiva passageira,coisa de filha,ela veste a roupa verde e velha e pede ajuda a mãe.O pai fica lá fora,nessas coisas não se mete,vai fingir cuidar do cachorro e fica chutando de leve,o animal acostumado a "bicão",acha até que aquilo é carinho.
- Demora,sô ! resmunga o pai cansado de fritar embaixo do sol.
A mãe abre a porta e a única janela da casa,a mocinha tá pronta com a palha envolta na cabeça e nas pernas,a flor presa no cabelo e o vestido velho,e ainda acha que está bonita,e até estaria,se não fosse a palha,a flor e o vestido,assim mais parece um espantalho de jardim.A mãe lhe sorri,o pai abraça e dá a "bença" à filha,que sai correndo pela estrada levantando uma poeirada danada,não sem antes se despedir do cão com um chute monumental,vai sumindo ao longo da estrada de barro,cantando:
"Olê,olá
quero vê quem vai pulá
a carniça mais fidida
que vem lá do Ceará"
Afinal,era Carnaval.
Allan Bonfim.

8 comentários:

  1. Acho sua escrita muito boa. A maneira como você narra, é como se eu assistisse à história. Muito bom, muito bom mesmo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. do carnaval eu gosto só do feriado.. e talvez dessa alegria que eu vejo todo mundo carregar no peito.
    mas daqui.. tu sabes... eu gosto de tudo.

    beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Olá! É minha priemira vez por aqui e estou adorando!
    Você escreve de um jeito gostoso e cheio de vida!
    Adorei e já estou lhe seguindo!
    Será um prazer voltar aqui mais vezes!
    Abraços, Déia

    ResponderExcluir
  4. Uma esscrita muito boa mesmo.


    "...uma criatura magrela e um ser que deixa a desejar no quesito beleza; ao me ver tenho certeza que não darias nada por mim, mas ao levar um papo tenho certeza que pelo menos um dinheiro pro café,você vai dar!"

    Rachei aqui.kkkk

    Opa! Posso fazer companhia pra vc? \0/

    Quem sabe não passa uma dessas lindas poetisas Caridosas e oferece um café pra mim tb. hauhauau

    Mano, uma boa noite pra ti.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ODEIOOOOOOOOO CARNAVAL
    I HATE Carnaval

    odeio tanto que queria escrever em outras linguas, pena que n sei mais

    ResponderExcluir
  6. Querida Jhu,eu lhe ajudo.

    Italiano:Io odio il Carnevale
    Espanhol:Odio Carnaval
    Dinamarquês:Jeg hader Carnival
    Coreano:카니발을
    Francês:Je déteste le Carnaval
    Japonês:カーニバルを嫌う
    e Grego:Μισώ Καρναβάλι

    hsuahsuaushuas,porém,insisto afirmar em português claro:
    EU ADORO O CARNAVAL (:
    Abraço,querida.

    ResponderExcluir
  7. AI MEU DEUS, ESSE BLOG AINDA ME FAZ MORRER DO CORAÇÃO haha'
    Você não sabe o quanto me senti honrada pelo selindo da A.B.L que você me indicou, e logo de você sabe, sempre leio e sempre amo ler *-----* AAAH que honra manolo, estou sem palavras, o que mais posso fazer além de te agradecer? Obg mesmo (:
    "Afinal,era Carnaval." saudades das férias :/ kk
    obg pela visita, e por tudo (;

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADAAAAAAAAAA
    acabei de postar no facebook em japones..
    :D
    kd post novoooooo??????

    ResponderExcluir