terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Prainha,uma pra contar (Letícia)

Mais uma vez ter que mergulhar,descer ao fundo e tentar encontrar o sonho que eu perdi,correntes fortes em todo lugar,mudando tudo quando tudo está no tom pra ter um fim...(ouvindo 'Quicksand' de David Bowie cantada por Seu Jorge)

[...] e logo estamos na praia,chegamos,nos instalamos na areia,areia fina,parece que caminhamos em algodão doce.A água é multicolorverde daqui agora,caminho até lá e dou um mergulho,não,o mar não tá pra peixe e muito menos para mim,então observo muito da areia,vejo os morros altos e verdes que cercam estas águas fazendo lembrar àquelas figuras que eu via nos livros de história no tempo de primário,aos pés deles,pedras parecem conter a água dizendo:
- Voltem moças,voltem belas ondas,o mar é seu lugar !!!
Pra ser sincero,não sei por quanto tempo elas irão obedecer as sábias e velhas pedras,mas tanto faz,pois hoje é sábado,tanta gente feliz na areia,e eu decido andar até as pedras,pura curiosidade da vista lá de cima.

Mesmo encontrando dificuldade pra subir,algo forte me move até lá,pés no chão,lá em cima a primeira curva com vista pro mar,confesso,apavora,mas sigo,pronto,aqui é lindo,pensei.Alguém me diz algo que não entendo,olho pro lado,uma jovem,voz feminina,moça na pedra,é Letícia,assim me conta enquanto conversamos,e como conversamos,falamos sobre gente conhecida,sobre mim,sobre ela.
- Licença por favor,dizem as pessoas.
Fico bestializado com o modo rápido com que descubrimos os lugares bons,decidimos sair dali,estamos sentados no meio da trilha,ela quer ir para mais longe da praia,e quando chegamos,eu quero ir até o pontal,digo que deve ser lindo,o que iria se firmar verdade um pouco mais tarde.Caminhamos os dois até lá,as pedras com ferimentos antigos,castigam os pés,agora a água se mostra azul,límpida,uma pequena tartaruga se exibe dentro d'água,parece se mostrar para nós e dizer:
- Vão,curtam a paisagem,é linda,é linda.

E é o que fazemos,continuamos o caminho e chegamos ao destino,e que lindo é,são pedras aos nossos pés encontrando com o mar,esse não é o mar de praia,é aquele,o alto,que chamamos de alto,na verdade,fundo,é alto mar,o perigoso é lindo,avistamos outra praias,mas nada de areia,essas são de pedras.
Duas pedras a nossa frente,geram um espaço côncavo por onde as ondas entram e batem,e lambem as pontas dessas mesmas pedras,eu me aproximo,a visão é do horizonte e a água agora é púrpura,ela se mostra encantada,registra tudo na máquina que carrega consigo,e de repente se dirige às mesmas pedras que me encontrava e grita incessantemente:
- É muito lindo,é muito lindo,é lindo !!!!
Penso que a tartaruga tinha razão,e ela também,parece estar em êxtase,e o perigo se mostra,uma onda forte bate,e as pedras avisam:
- Não se perca na beleza,a beleza afoga,a beleza afunda.
Eu apenas a aviso pra não chegar muito perto da beira,ela concorda,e ficamos os dois observando a paisagem,tempo depois,ela parece lembrar de algo e:
- Tenho que ir,vai voltar ou ficar aí?
Ponho em prática meu pouco cavalheirismo e digo que acompanho-a na volta,as pedras como sempre castigando os pés,entre as águas,avisto a mesma tartaruga que agora diz:
- Vai-te,mas volta,volta logo,volte sempre !!!
Seguimos o caminho e as pedras,não por acidente,deixam meu corpo escorregar,a marca se faz no pé,e elas dizem:
- Não se preocupe,é lembrança,lembrança de nós,lembrança de Letícia.
Eu sigo,seguimos caminho,com aquela dor,uma dor nem tão grande,mais a frente,um cacto,deixaria uma lembrança em seus pés,Letícia,um pequeno furo,chegamos ao ponto da primeira conversa,meu celular toca,e é a gente se retirando,saindo da praia.Observamos,e em direção a praia seguimos,seguimos o caminho,aquela curva,confesso,inda apavora,descemos,chegamos a praia.
- Vai ficar?
- Tenho que ir.
Ela me passa o orkut que mais tarde seria apagado de forma desconhecida,e seguimos,com um pé furado e outro esfolado,seguimos o caminho,agora diferente pra cada um,poderia ser um GRANDE amor,poderia ser uma GRANDE amiga,não sei,pois foi só Letícia.

...não acho que seja normal,minha mente me fazendo mal e seu beijo amargo de jiló,e seu beijo amargo de jiló...(espero vê-la,espero ir pra cachoeira,Cachoeiras de Macacú)

Allan Bonfim.

21 comentários:

  1. repleto de detalhes bacanas e interessantes, este seu texto. dá pra fazer filme, sabia? cenas e cenas, personagens definidos, muito legal. Adorei o: "muito lindo, muito lindo". Falas cheias de vida!
    um beijo com carinho excelente (EXCELENTE) dois-mil-e-10! pra você.
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. deeeear,
    agora fiquei querendo ver essa paisagem!!!
    podia ter foto, né? :P rs
    mas, td bem, imaginei!
    e a beleza me afunda e afoga mesmo... neste caso, a do texto.

    =)

    beijobeijo

    ResponderExcluir
  3. Nada melhor do que uma praia!!
    Feliz 2010 para vc.. que todos os seus sonhos se realizem nesse ano!
    Obrigada pelos elogios..
    Ótimo texto! Adorei, apesar da minha virada não ter sido tão boa assim, não tenho essa belíssima história para contar!!
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto,
    praia é tudo de bom.

    bjus =*

    ResponderExcluir
  5. aaah, e eu que moro em frente a praia e quase nunca vou?? AAH, isso que é ironia hein? auhsuashuahs gostei do texto, como sempre ;]
    Bem, dormir de dia até que é legal ás vezes... de vez em quando passa filme bom no corujão ;D
    ah, e obrigada pelo elogio :D
    até mais e melhoras :*

    ResponderExcluir
  6. Deu vontade de voltar pra praia. Não sei o que estou fazendo nesse inferno de cidade.

    Beijos e feliz 2010 para você!

    ResponderExcluir
  7. aaah, era no blog da gi, né? os textos são de vááários autores, e às vezes ela ´publica traduções de músicas e tal.. é só jogar alguns trechos no google que você acha. e, sabe, eu fiquei realmente decepcionada, porque era dos meus blogs preferidos :/

    ResponderExcluir
  8. o ruim é que ás vezes o que acontece na praia, fica só por lá mesmo.
    muito rico esse teu texto! um dos melhores que li aqui, creio.

    abraços.

    ResponderExcluir
  9. A mim enerva-me severamente ficar depois a pensar no que poderia ter acontecido, se fosse noutra altura noutra hora ou dia, nao é?
    What happens in Vegas, stays in Vegas...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Seu texto detalhado me fez imaginar a historia sabia?
    gostei bastante,
    ainda me pergunto. você gosta bastante de cores né?


    bjs'

    ResponderExcluir
  11. praia sempre renova, tudo que há por dentro.

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Nossaaaaaaaaaaaaaa!!
    Eu não gosto de ir pra praia..
    mais dessa vez deu vontade de entrar dentro do pc e do nada abrir um portal e eu cair dentro dessa paisagem q vc descreveu tãoo bem!! *---*
    Obrigadaa pelo elogioooo..
    Beijooos querido Allan

    ResponderExcluir
  13. Érrr concordo com a Mariana esse texto é muito rico.O pior é ficar imaginando o que a Letíciaseria pra você,um grande amor ou uma grande amiga,quem sabe não seria apenas uma fantasia?
    Ma enfim a praia é tudo de bom!deu até vontade de ir em uma agora.

    beijo e ótimo blog vontarei aqui mais vezes.Até

    ResponderExcluir
  14. aaaaah, obrigaaada *----*
    to muito sem tempo e sem internet, entao respondendo correndo.
    adorei seu comentario!
    otimo fds :*

    ResponderExcluir
  15. O perigoso é lindo! Verdade, queria ver algo assim, nunca vi o mar, sabe... É frustante! Hehe
    Mas o meu dia ainda chegará =)

    ResponderExcluir
  16. ah que vontade de ir a praia, adorei *-*

    ResponderExcluir
  17. Allan, como está tudo? como está você? Melhor? tentei postar comentário aqui 2 x e não consegui. tomara que agora eu consiga. Espero que a saúde esteja em alta pro coração bater e criar coisas lindas, como esse seu último texto. um beijo, e obrigada pelos comentários sempre atentos e queridos.
    Cynthia

    ResponderExcluir
  18. e eu fiquei realmente pensando nas várias Letícias que a gente conhece ao longo da vida, o que será que ela seria pra você? :S
    Espero sinceramente que o calor melhore, porque no meu pc o termômetro pulou de 33 pra 36 rapidinho OO
    até mais :*

    ResponderExcluir
  19. Oi moço tudo bem?
    Passando pra desejar um otima semana.
    Quanto ao post nao seja por isso lhe apresento uma outra leticia =)
    bjs

    ResponderExcluir